Antigamente as pessoas usavam plantas como medicamento e ainda hoje muitos preferem esses medicamentos naturais, mesmo que seja um pouco mais demorado do que os remédios das farmácias. Aqui exemplos de algumas ervas e chás mais utilizados atualmente:

ALECRIM:

PARTES USADAS: Folhas

INDICAÇÃO: O Chá de alecrim é indicado para dores reumáticas, depressão, gases intestinais, debilidade cardíaca, inapetência, cicatrização de feridas, dor de cabeça de origem digestiva; problemas no fígado, no intestino, nos rins, nos pulmões e na vesícula, além de respiratórios; cansaço físico e mental, celulite, colesterol, azia e insônia.

COMO FAZER: Coloque 2 colheres de sopa de erva para 1 litro de água. Ferva a água, junte a erva e deixe levantar fervura. Desligue o fogo e abafe por dez minutos.
COMO BEBER: Tomar 1 xícara de chá a cada 6 horas, pode ser ingerido quente ou frio.


ALFAFA:

PARTES USADAS: Parte Aérea

INDICAÇÃO: O Chá de Alfafa é indicado para escorbuto, anemias, circulação sangüínea, falta de apetite, má digestão, úlceras nervosas, cistite, reumatismo, artrose, artrite, e como anti-abortivo e calmante. 

COMO FAZER: Coloque 2 colheres de sopa de erva para 1 litro de água. Ferva a água, junte a erva e deixe levantar fervura. Desligue o fogo e abafe por dez minutos. 

COMO BEBER: Tomar um copo de chá durante 4 dias por semana, Intercalar e repetir a dose outras vezes.


ALFAZEMA:

PARTES USADAS: Flores

INDICAÇÃO: O Chá de Alfazema atua como antiespasmódico no combate a gases intestinais, asma, bronquite, catarro, dores de cabeça, dores reumáticas, enxaqueca, gripe, reumatismo, tensão nervosa e tosse, além de restabelecer o fluxo menstrual e agir como calmante. 

COMO FAZER: Coloque 1 colher de sopa de erva para 1 litro de água. Ferva a água, junte a erva e deixe levantar fervura. Desligue o fogo e abafe por dez minutos. 

COMO BEBER: Tomar 1 xícara 3 vezes ao dia. 


ARTEMÍSIA:

PARTES USADASParte aérea

INDICAÇÃO: O chá de Artemísia combate a anemia, cólica intestinal, cólica menstrual, câimbras, debilidade do estômago, epilepsia, gastrite, diarréias, hidropisias, menstruações deficientes, icterícia, nervosismo e reumatismo.

COMO FAZER: Colocar em infusão, em um litro de água fervente ,1 colher de sopa de Artemísia, deixe levantar fervura. Desligue o fogo e abafe por dez minutos .

COMO BEBER: :Tomar 1 xícara 3 vezes ao dia. 


BOLDO DO  CHILE:

PARTES USADAS: Folhas

INDICAÇÃO: O chá de Boldo é indicado para => Debilidade orgânica, estimulante das funções digestivas, fígado, aumenta a secreção biliar, diurético, hepatite, prisão de ventre, cálculos biliares, tonturas, tic dos olhos, gases, digestão difícil, inapetência, tranquilizante e hipnótico.

COMO FAZER: Colocar em infusão, em um litro de água fervente 1 colher de sopa de              Boldo, deixe levantar fervura. Desligue o fogo e abafe por dez minutos. 

   COMO BEBER: Tomar 1 xícara 3 a 4 vezes ao dia.


   CAMOMILA FLOR:
PARTES USADAS: Flores
INDICAÇÃO: O chá de Camomila é indicado para má digestão, cólica uterina, sedativa (infusão flores ou chá da flor de camomila); para queimaduras de sol, conjuntivite e olhos cansados (deve-se aplicar compressas com infusão do preparado das flores). Para criança, ajuda a combater vermes. Como chá, se usado diariamente, diminui as dores musculares, tensão menstrual, estresse, insônia, diarréia, inflamações das vias urinárias; misturado ao chá de hortelã com mel combate a gripes e resfriados. Na forma de infusão, é útil para o fígado, antialérgico, combate a dores de reumatismos e a nevralgias.

COMO FAZER: Em um litro de água fervente, coloque 1 colher de sopa de Camomila e deixe levantar fervura. Desligue o fogo e abafe por dez minutos. 

COMO BEBER: 
Tomar 1 xícara de 3 a 4 vezes ao dia. 
CAPIM LIMÃO:
PARTES USADAS: FolhasINDICAÇÃO: O Chá de Capim Cidrão é calmante, sedativo, analgésico e anti-térmico, combate a doenças nervosas, ansiedade, catarro, cefaléia, cólicas menstruais e intestinais, também diminui atividade motora, distúrbio renal, dor de cabeça, dor estomacal, dor muscular,  gases, gastralgia, indigestão, infecções das vias respiratórias e digestiva, insônia, nervosismo, resfriado, reumatismo, rins, estresse, tensão muscular, tosse, vômitos.

COMO FAZER: Em um litro de água fervente, coloque 2 colheres de sopa da erva e deixe levantar fervura. Desligue o fogo e abafe por dez minutos. 

COMO BEBER: Tomar 1 xícara de 3 a 4 vezes ao dia.
CHÁ VERDE:
PARTES USADAS: Folhas
 
INDICAÇÃO: Ele é considerado termogênico, ou seja, acelera o metabolismo, ajudando a queimar a gordura corporal. Além de melhorar a qualidade de vida no processo de envelhecimento, o Chá Verde combate o estresse, auxilia no tratamento do colesterol e inibe os níveis de leptina no sangue – enzima que favorece a absorção de gordura –, portanto age como um importante coadjuvante no emagrecimento. 

COMO FAZER: Coloque 2 colheres de sopa de erva para um litro de água, quando a água alcançar fervura, desligue. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Em seguida, é só coar e beber 

COMO BEBER: Tomar de 4 a 6 xícaras ao dia. 
EUCALIPTO:
PARTES USADAS: Folhas 

INDICAÇÃO: Chá de Eucalipto >>Trata asma, bronquite, sinusite, gripes, cistites, nevralgias e balsâmico.
 
COMO FAZER: Colocar em infusão, em um litro de água fervente 2 colheres de sopa da Erva, deixe levantar fervura. Desligue o fogo e abafe por dez minutos. 

COMO BEBER: Tomar 2 a 3 xícaras ao dia.
GENGIBRE:
PARTES USADAS: Rizoma

INDICAÇÃO: Chá de Gengibre >>> Circulatório, tônico, asma, bronquite, rouquidão, colesterol, gases intestinais, anorexia, triglicérides e úlceras.

COMO FAZER: Decoção: 2 colheres de sopa da erva (rizoma ) para meio litro de agua.  ferver durante 15 minutos. Tire do fogo e deixe repousando, tampada, por mais algum tempo. Coe e está pronto para o uso.

COMO BEBER: Beba 1 xícara de chá de 2 a 3 vezes ao dia.
GOIABEIRA:
PARTES USADAS: Folhas 

INDICAÇÃO: Chá de Goiabeira >>> Antidiarréico, afecções da boca e garganta, inchaço dos pés, incontinência urinária, aftas, bronquite, catarro intestinal, febre e tosse.

COMO FAZER: Coloque 2 colheres de sopa de erva para um litro de água, quando a água alcançar fervura, desligue. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Em seguida, é só coar e beber. 

COMO BEBER: Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia.
HORTELÃ:
PARTES USADAS: Parte aérea 
INDICAÇÃO: Chá de Hortelã >>> Fadiga geral, espasmos, náuseas, azia, relaxante, dispepsia nervosa.

COMO FAZER: coloque 2 colheres de sopa de erva para um litro de água, quando a água alcançar fervura, desligue. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Em seguida, é só coar e beber. 

COMO BEBER: Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia.
JASMIM:
PARTES USADAS: FloresINDICAÇÃO: Chá de Jasmim >>> Digestivo, falta de ar, cólica, relaxante, insônia e dores de cabeça.
 
COMO FAZER: Coloque 2 colheres de sopa de erva para um litro de água, quando a água alcançar fervura, desligue. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Em seguida, é só coar e beber. 

COMO BEBER:
 Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia. 
MARACUJÁ:
PARTES USADAS: Parte aéreaINDICAÇÃO: Chá de Maracujá => Calmante, ansiedade, angustia, insônia, asma, dor de cabeça nervosa, histeria, menopausa, neurastenia, neurose, nevralgia, sedativo, pressão alta e estresse.

COMO FAZER: Coloque 2 colheres de sopa de erva para um litro de água, quando a água alcançar fervura, desligue. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Em seguida, é só coar e beber. 

COMO BEBER: Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia. 
QUEBRA-PEDRA:
PARTES USADAS: Planta inteira

INDICAÇÃO: O Chá de Quebra Pedra é diurético, serve para eliminação de cálculos renais, nefrites, cistites, pielites, ácido úrico, próstata, fígado, disenteria, gota, icterícia, úlceras e como relaxante muscular.

COMO FAZER: Coloque 2 colheres de sopa de erva para um litro de água, quando a água alcançar fervura, desligue. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Em seguida, é só coar e beber .

COMO BEBER: Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia .
ROMÃ:
PARTES USADASCascas dos Frutos 

INDICAÇÃO: Chá de Romã >>> Afecções da boca, olhos e pele, amigdalites, Faringite, cólicas intestinais, envelhecimento e doenças cardíacas. 

COMO FAZER: Coloque 2 colheres de sopa para um litro de água. 
Deixe cozinhar por cerca de 10 a 15 minutos a partir do momento em que se inicia a ebulição, após esse tempo retire do fogo e deixe repousando por 10 minutos. Coe e está pronto para o uso. 

COMO BEBER: Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia. 

• 
Gengivites e faringites são tratadas com bochechos do chá da casca do fruto. Também se pode empregar externamente para infecções vaginais e corrimentos, na forma de banho de assento.

• Alguns extratos da casca do fruto mostraram, em estudos recentes, que apresentam ação inibitória do crescimento de tumores e, até mesmo, ação contra o vírus do herpes genital. Para o tratamento do herpes genital, pode-se preparar um chá e fazer compressas de duas a três vezes ao dia.






7 comentários:

  1. Olá Pri, tudo bem?
    Vim agradecer a visita no meu blog e dar uma olhadinha no seu.
    Legal esse post, sabe q adoro chás?!! Acredito serem excelentes alternativas para vários problemas q temos, e do dia-a-dia... e melhor ainda, natural!! Além da alimentação balanceada e atividades que nos deem prazer, é claro.

    Parabéns pelo blog, já estou seguindo.
    Bjos
    Cah
    Blog GeCah
    Fan page GeCah Maquiagem

    ResponderExcluir
  2. Olá! Vi seu blog no Agenda dos Blogs e já estou seguindo.
    Adorei conhecer seu blog segue de volta
    http://wwwcidaartesanatos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seguindo já rsrs, lindo seu blog e obrigada =)

      Excluir
  3. Essas ervas são tudo de bom, nossa gosto de um chazinho. Flor gostei muito do seu blog,desejo sucesso.

    Blog In Love Cabelos

    ResponderExcluir
  4. Oi flor ... Faço parte da Agenda dos Blogs e vim conhecer seu cantinho .
    Adoro chás ,,,, e adorei suas dicas!!!
    Desejo muito sucesso sempre ...
    Já sou sua seguidora...claro!!!
    Bjokas Silvana
    http://srxlembrancinhas.blogspot.com

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Universo Mulher

Ocorreu um erro neste gadget
Tecnologia do Blogger.

Visualizações

Google+

Participo

Participo

Minha Logo

Minha Logo

Translate

Seguidores

Ocorreu um erro neste gadget

Procura