domingo, 30 de novembro de 2014


TPM : TENSÃO PRÉ-MENSTRUAL

A Tensão pré-menstrual, ou TPM, é um tema que interessa não só a nós mulheres, mas principalmente aos homens. Caracterizada por um conjunto de sintomas e sinais que se manifestam um pouco antes da menstruação e desaparece com ela. Se eles persistirem, não se trata da síndrome de TPM, que está diretamente relacionada com a produção dos hormônios femininos.

Do ponto de vista dos hormônios sexuais, os homens são muito mais simples do que as mulheres. Eles fabricam testosterona cuja produção começa a cair inexorável e lentamente a partir dos 20, 30 anos de idade. As transformações que essa queda provoca no humor masculino são, de certa forma, previsíveis e é por isso que dizemos que os homens são todos iguais.

Com nós mulheres, é diferente. A concentração dos hormônios sexuais variam no decorrer do ciclo menstrual. Assim que termina a menstruação, tem início a produção de estrógeno, que atinge seu pico ao redor do 14º dia do ciclo, quando começa a cair e a aumentar a produção de progesterona. O nível desses dois hormônios, porém, praticamente chega a zero durante a menstruação.

Portanto, em cada dia do mês, a mulher tem uma concentração de hormônios sexuais diferente da do dia anterior e diferente da do dia seguinte. O impacto que isso provoca no humor feminino também oscila de um dia para o outro. Por isso, os homens dizem que as mulheres são difíceis de entender.

Dicas para aliviar alguns desconfortos da menstruação.

  •  Preparados com pimenteiro-silvestre ajudam a regular os hormônios, aliviando os desconfortos pré-menstruais, como inchaço dos seios e coceiras na pele, e a reduzir o fluxo de sangue.
  • Banhos de pé, de assento e de banheira têm efeito calmante e reduzem cólicas. Para relaxar ainda mais, adicione erva-cidreira ou alfazema à água. Camomila e milefólio reduzem fluxos de sangue intensos, ao passo que tomilho ou gramíneas produzem o efeito contrário.
  •  Massagens ajudam a aliviar cólicas: massageie o abdome e as costas com óleo de erva-de-são-joão, de prímula ou de alfazema.
  •  O chá de bolsa-de-pastor ajuda a diminuir fortes sangramentos menstruais.
  • O chá de lamium alivia cólicas e diminui o sangramento.
  • A mistura de chás de raiz de valeriana, camomila e hortelã-pimenta ajuda a aliviar cólicas e a reduzir sangramentos menstruais.
  • Chás de argentina e de calêndula oferecem alívio às cólicas.
  • A mistura de chás de arruda e de milefólio ajuda a regularizar sangramentos e a aliviar cólicas.

 Como reduzir inchaço durante a TPM?

Além da sensibilidade nos seios e das dores nas pernas, o inchaço costuma estar entre os sintomas sentidos por algumas mulheres durante a TPM. Algumas chegam até a pular um manequim nesse período.
Para combater a retenção, o melhor é apostar então nas drenagens linfáticas,exercícios físicos (as aulas de Jump vão fazer milagres por você) e no sexo. Isso mesmo! Afinal, melhorar a autoestima nesse momento é imprescindível.
Ingerir alimentos ricos em potássio, como melancia, melão, abacaxi, pepino, agrião, salsinha, alcachofra e água de coco também faz a diferença na hora de enxugar essas medidas a mais. Invista também em chás diuréticos, como o de cavalinha, o de dente-de-leão e o de carqueja.

Como manter a rotina de exercícios durante a TPM e a menstruação?

A oscilação dos hormônios na fase da TPM, assim como a indisposição trazida pela menstruação, atrapalha o treino. “A intensidade dos sintomas, como cólicas, influencia na manutenção da dieta e da rotina de exercícios físicos”, avalia o médico do esporte Renato Romani, membro do American College of Sports Medicine e consultor de WH. Vale a pena ir para a academia naqueles dias, pois a atividade física reduz o stress, fornece energia e auxilia a eliminar a retenção hídrica.

Como reduzir o inchaço nas pernas?

Se tem uma coisa que desagrada muitas mulheres é o inchaço nas pernas que aparece principalmente na TPM. A boa notícia é que dá para aliviá-lo em casa com uma auto-massagem
“Sente-se no chão e espalhe um hidratante nas pernas para facilitar o trabalho. Com uma mão sobreposta à outra, faça movimentos circulares nos gânglios próximos à virilha e embaixo dos joelhos, durante cinco minutos em cada perna. Em seguida, deslize as mãos em formato de ‘C’ na parte interna e na externa da coxa até chegar à virilha. Depois, parta dos pés em direção às coxas. Repita o movimento durante dez minutos e passe para a outra perna”, diz. Além de amenizar a retenção de líquidos, essa drenagem ajuda a eliminar as toxinas do corpo".

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